João Joaquim de Melo Neto Segundo

 

  • Teólogo, Educador Popular, líder comunitário, 62 anos, criador do Banco Palmas e da Moeda Social Palmas, em Fortaleza-CE / 1998 (1º Banco Comunitário e 1ª moeda social do Brasil ).
  • Diretor do Banco Palmas, criador da metodologia dos bancos comunitários e das moedas sociais no Brasil.
  • Coordenador Geral da Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Municipais (182 bancos associados, em 20 estados brasileiros)
  • Diretor de projetos da plataforma E-dinheiro Social, meio de pagamento digital solidário com 280 mil usuários e 30 mil comércios credenciados

 

Joaquim de Melo, 62 anos, teólogo, é o maior especialista em Bancos Comunitários e Moedas Sociais do Brasil. Foi o criador da metodologia dos Bancos Comunitários e das Moedas Sociais Circulante Local, com a fundação do Banco Palmas e a Moeda Social Palmas, primeiro Banco Comunitário e a primeira Moeda Social do Brasil.

Em 2003 criou o Instituto Palmas e a Rede Brasileira de Bancos Comunitários (RBBC), condição que lhe permitiu assessorar a criação de mais de 150 Bancos Comunitários em todo o Brasil e organizar carteiras de credito popular em comunidades de baixa renda. Atualmente é assessor técnico do Instituo E-dinheiro Brasil, OSC responsável pela Implantação dos Bancos Comunitários Digitais com Moeda Social Eletrônica Circulante Local.

 

A partir de 2013 assessorou vários municípios na criação de moedas sociais municipais, ampliando a Rede de Bancos para “Bancos Comunitários, Bancos Municipais e Modas Sociais (Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Municipais), instituição que é Coordenador Geral.

Palestrante, professor, instrutor em Bancos Comunitários e Moeda Social Eletrônica, tem várias publicações escritas sobre o tema das Finanças Solidárias, em especial Bancos Comunitários, Moedas Sociais e microcrédito. Tem reconhecimento internacional, ministrou palestras sobre Bancos Comunitários e Moedas Sociais e Crédito em vários países e nas mais conceituadas universidades brasileiras e internacionais como a   Massachusetts Institute of Technology (MIT-Bostom) e Columbia University  (Nova York).

Ganhador de vários prêmios, sendo os mais recentes: Em 2020 ganhou o Prêmio Empreendedor Social do Ano da Folha de São Paulo, na Categoria TOP 10- Legado Pós Pandemia, pelo trabalho da Rede de Bancos comunitários junto aos pequenos negócios de bairro durante a pandemia da Covid 19. Em 2023 recebeu o prêmio empreendedor social do ano do SEBRAE-CE. Em 2024, recebeu homenagem de reconhecimento da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE).

Em 2021 discursou sobre o microcrédito na solenidade de assinatura de contrato do Governo do Estado do Ceará com o Instituto E-dinheiro Brasil para desenvolver o programa estadual de microcrédito-CEARA CREDI.

Entre 2021 a 2024, a convite do SEBRAE, ministrou palestras em vários municípios sobre de desenvolvimento local e processos de organização de redes regionais de produção e consumo.

Nesse mesmo período escreveu artigos sobre os Bancos Comunitários e as Moedas Sociais para vários jornais, destacando-se publicação no jornal ESTADÃO, VALOR ECONOMICO E  e no UOL.

Em novembro de 2023 lançou o livro “As Moedas Sociais do Brasil”, sistematizado toda a trajetória das moedas sociais nos seus 25 anos de aplicação no pais.