Participei neste 10/08/2022, em Indiaroba-SE, do lançamento do programa Bolsa Família Municipal, pago 100% na Moeda Social ARATU. 450 famílias receberão 100 Aratus por mês. Todas estão no Cadastro Único.
A Moeda Social Aratu será gerida pelo Banco Municipal Comunitário de Indiaroba, de responsabilidade da prefeitura municipal. As “Aratus” têm circulação restrita ao município de Indiaroba-SE, promovendo o desenvolvimento econômico e social do município.
Já tem mais de 70 comércios credenciados à Rede Solidaria do Município, aptos para receber as Aratus.
Este é o 151 Banco Comunitário do Brasil, associado à nossa Rede Brasileira de Bancos Comunitários (RBBC). Destes, 10 são bancos criados por lei municipal. Já são mais de 120 mil brasileiros recebendo benefício/auxilio do poder público em Moeda Social.
Alguns detalhes sobre a Moeda Aratu, prá quem se interessa pelo tema:
a) A Moeda Social e o Banco Comunitário foram criadas por lei municipal. Indiaroba tem apenas 18 mil habitantes. Portanto, políticas de distribuição de renda pago em moeda própria não é só pra grandes municípios com arrecadações privilegiadas, todos podem.
b) As taxas arrecadas com as compras no comercio local feitas com Aratus, serão destinadas para o fundo municipal, criado por lei. A cada compra, o comerciante paga 2% de taxa administrativa.
c) A moeda Aratu e o Banco dos Indiarobenses estão inseridos na Secretaria de Assistência do Município. Isso tem sido uma tendencia no Brasil. Aproveitar a Rede de Assistência para pagar programas sociais através de bancos e moedas locais.
d) A Moeda Aratu é estudada nas aulas de matemática das escolas do município. Iniciativa dos professores.
e) Mensalmente as 450 famílias beneficiadas vão se reunir para avaliar o programa e trazer outras famílias que ainda não foram comtempladas. É uma espécie “controle social” e uma “busca ativa coletiva”
Como em todo o Brasil, a Moeda Social Aratu roda na plataforma E-dinheiro Social do Instituto E-dinheiro Brasil.